BC publica circular com novas regras para devolução de cheques

BC publica circular com novas regras para devolução de cheques e compensação por meio de imagem digitalizada
Entraram em vigor nesta segunda-feira 16 de maio de 2011 as novas regras para devolução de cheques, aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em reunião, no final de abril.

A diretoria do Banco Central (BC) aprovou, na última sexta-feira (13) a Circular 3.535, com a regulamentação da decisão do CMN. A partir de agora, os bancos só poderão alegar falta de fundos ou conta encerrada na devolução de cheques quando não houver qualquer outro motivo que justifique o ato.

Caso haja outro motivo, como erro de preenchimento ou assinatura indevida, o banco deve anotá-lo como motivação da devolução. Com isso, deve cair o número de clientes que têm o nome incluído no cadastro de emitentes de cheques sem fundo, o que ocorre sempre que um cheque é devolvido por falta de dinheiro na conta, é reapresentado e novamente volta por não ter fundos.

A circular determina ainda que, a partir da próxima sexta-feira 20 de maio de 2011, entrará em vigor o novo sistema de compensação de cheques por meio de imagem digitalizada, salvo nos locais de difícil acesso ao sistema. Nesses casos, o BC dará 60 dias de prazo para que as agências bancárias se adaptem.

A autoridade monetária estima que o novo sistema de compensação vai permitir o desbloqueio do cheque em até dois dias, no máximo, em qualquer lugar do país. A previsão é um dia para cheques superiores a R$ 300 e dois dias para cheques inferiores a R$ 300.

Fonte: Agência Brasil

1 Comentários

  1. O que fazer quando um cheque é devolvido?
    Quais são os motivos para um cheque ser devolvido?
    Como sair do cadastro de cheques sem fundo?
    O que fazer quando o cheque foi protestado?
    Declaração de quitação de débito, como fazer?

    Veja o guia completo aqui:

    http://oquefazer.net/o-que-fazer-quando-um-cheque-e-devolvido

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagem em destaque