Juros já pesam no bolso

As medidas de restrição ao crédito e a alta dos juros começam a afetar o comportamento do consumidor. O remédio contra o retorno do fantasma da inflação reflete-se também no aumento da inadimplência. Especialistas indicam que o momento é de cautela na hora de consumir e, se houver dívidas, tentar renegociá-las.

O Banco Central informou ontem que a inadimplência das operações de crédito com recursos livres, nos atrasos superiores a 90 dias, subiu de 4,7% em março para 4,9% em abril. Para a pessoa física, o índice de inadimplência passou de 6,0% para 6,1%. No caso das empresas, houve alta de 3,6% para 3,7%.

“A perspectiva é de alta na inflação até o final do ano, fugindo do centro da meta estabelecida pelo governo. Com isso, a inadimplência começa a dar sinais de alerta.

Esses dois fatores mantêm a alta dos juros”, explica Pedro da Costa Carvalho, presidente da instituição financeira Lecca.

Renegociar - Conforme Carvalho, o consumidor já percebe que a renda vem caindo. Para os que possuem dívidas, ele recomenda, se possível, fazer uma pequena poupança para depois renegociar a dívida em melhores condições. “Agora, os bancos não estão fazendo nenhuma campanha nesse sentido.

Mas sempre é melhor para o endividado chegar ao credor com algum recurso e fazer uma proposta, quando puder obter melhores condições de pagamento ou até mesmo quitar a dívida”, explica o economista. Para Carvalho, o crédito continuará restritivo e os juros do cheque especial continuarão subindo.

“O momento é de frear o consumo”, diz. Coordenador do Centro de Cidadania e Defesa do Consumidor e do Trabalhador, Marcos Zumba aconselha cautela ao cliente na hora de realizar uma operação de crédito, principalmente junto aos bancos.
Tribuna da Bahia Online

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagem em destaque