Empresas de cobrança exageram na hora de falar com os consumidores

Na hora de cobrar uma dívida, muitas empresas usam métodos agressivos, que constrangem o consumidor que está devendo. Saiba quais são os direitos do consumidor inadimplente e o que ele deve fazer.

Muitas empresas especializadas em cobranças estão exagerando na hora de falar com os consumidores. A tática é perturbar e até ameaçar.

Denilson Mendonça recebeu três ligações no mesmo dia, enquanto estava no trabalho. “A segunda ligação eu cheguei a desligar. Porque eles insistiam na cobrança mesmo sendo no trabalho”, conta o funcionário público.

Terceirizar a cobrança é correto e legal. Bancos, administradoras de cartão de crédito e lojas costumam repassar essa tarefa pra empresas especializadas. Elas passam então a ser as novas donas da dívida. O que é errado é a maneira como algumas empresas estão agindo.

Empresa de cobrança também tem que respeitar o horário comercial. Por isso ligações nos fins de semana, muito cedo ou muito tarde e em feriados são consideradas práticas abusivas pelo Código de Defesa do Consumidor. A lei também diz que constranger o devedor é crime.

O texto é claro: "Cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça."


Empresas que fazem isso podem ser multadas e os responsáveis presos. A pena vai de três meses a um ano de detenção.

“A regra geral quando essas empresas fazem a cobrança, elas têm que respeitar todas regras do contrato que você estabeleceu. Com o banco, com a loja ou com a prestadora de serviço”, afirma Anis Kfouri, advogado.

Além do que está no contrato, a empresa cobradora só pode colocar mais 10%.

Jornal Hoje

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagem em destaque