Preço do gás natural terá redução de 8,1% a partir de maio, anuncia Petrobras

Redução no preço do gás natural é positiva para a indústria brasileira, afirma Petrobras

A Petrobras anunciou na segunda-feira, 17, que o preço do gás natural terá uma redução média de 8,1% a partir de maio. Essa redução é resultado de atualizações trimestrais dos preços, previstas nos contratos da estatal com as distribuidoras de gás, que são vinculadas às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

Durante o trimestre de fevereiro a abril, o petróleo sofreu uma queda de cerca de 8,7%, e o real teve uma apreciação de aproximadamente 1,1% em relação ao dólar, o que contribuiu para a redução dos preços do gás natural. Além disso, a parcela do preço relacionada ao transporte do gás será atualizada anualmente em maio, vinculada à variação do IGP-M, e terá uma atualização de aproximadamente 0,2%.

Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras terá uma redução acumulada de cerca de 19% no ano. No entanto, a Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia. O preço final é afetado pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens e tributos federais e estaduais. Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, de acordo com a legislação e regulação específicas.

A empresa também informa que a atualização anunciada não se refere ao preço do GLP, conhecido como gás de cozinha, envasado em botijões ou vendido a granel. A redução no preço do gás natural é uma notícia positiva para a economia brasileira, pois o gás natural é um insumo importante para vários setores da indústria, além de ser utilizado como combustível em residências, comércios e veículos.

Leia tambem:





DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagem em destaque