Inadimplência tem em maio quarta alta consecutiva, diz CNDL

O comércio registrou alta 8,21% na inadimplência do consumidor em maio, em relação ao mesmo mês de 2010. É a quarta elevação consecutiva ante os resultados de 2010. Os dados foram divulgados hoje (9) pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Para o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior, o número é "significativamente preocupante", já que, no acumulado dos últimos cinco meses, a alta é de 3,61%. Ele lembrou que o indicador iniciou o ano em baixa de 10%, mas vem crescendo "em razão sobretudo do ciclo de aperto monetário decorrente do aumento da taxa de juros básicos, a Selic, e das medidas de contenção de crédito adotadas no final do ano passado pelo Banco Central".

Já o cancelamento de registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) – que reflete o pagamento de dívidas do consumidor – cresceu 9,67% a maio, na comparação com abril de 2011. Segundo Pellizzaro, isso é normal para o mês, ante a expectativa do consumidor de fazer compras para o Dia das Mães e também por causa da proximidade do Dia dos Namorados.

Imagem Ilustrativa
O dirigente afirmou que a CNDL pretende conscientizar o comércio para que adote critérios mais rígidos na hora de conceder o crédito, uma vez que "o consumidor não tem noção exata da diferença, por exemplo, entre os juros do cartão de crédito". Segundo ele, o parcelamento do cartão tem juros entre 4,5% e 5%, mas os do crédito rotativo podem chegar a 13%. “O consumidor brasileiro gosta de pagar, quando tem condições para isso, mas é preciso reduzir a velocidade do crédito, pois a inadimplência é ruim para ele, para a economia e para o país, porque tende a criar uma bolha indesejável.”

Pellizzaro Junior lembrou ainda que, no Brasil, o prazo de vencimento do cartão de crédito é longo, diferentemente do que ocorre em outros países. Para ele, a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de aumentar de 10% para 15% o percentual da parcela mínima mensal para pagamento do cartão é "uma medida modesta". O ideal, defende Pellizzaro, é que seja de 30% a 35% para reduzir a possibilidade de endividamento do consumidor.
Tribuna da Bahia Online

Leia tambem:
SPC - Limpar o nome e sair do spc e serasa
Cursos em CD e DVD
Cartao de credito sem consultar spc
O que o consumidor deve fazer se a inclusão no SPC ou SERASA foi por uma dívida já paga ou inexistente?
Dívida paga, nome limpo. Verdade ou Mentira?
Dicas para você fugir da inadimplência.
Quais são os motivos para inclusão do nome na SERASA e no SPC?
Modelo de Carta ou Declaração para tirar o nome do CCF do Banco Central
Consulta Grátis no SPC, Consultas Gratis no SCPC, Consultas Gratis no SERASA, Consultar o CPF Gratuito
Como retirar Cheques sem Fundos e Limpar seu Nome
Um Software Que Eu Criei Apenas Por Diversão me Trouxe um Lucro de R$ 417,10 em Menos de 24hs... e Continua me Trazendo Dinheiro!
Limpar o nome e sair do spc e serasa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagem em destaque